A Tullow Oil, criada na Irlanda mas com sede em Londres, que se apresenta como uma empresa líder entre as independentes da exploração e produção, tem interesses em 80 licenças de exploração e produção em 15 países africanos e 28 campos em produção activa. No mundo, esta empresa está presente em 150 licenças e 25 países.

Em comunicado, a ANPG avança que, nesta visita realizada pela Tullow Oil à sua sede, através de uma delegação de três pessoas chefiadapelo director-geral de Exploração para África, Robin Sutherland, ficou clara "a sua vontade de voltar a trabalhar na e com a indústria petrolífera angolana", lembrando que a empresa inicialmente focada na exploração, actua também nas áreas de desenvolvimento e produção.

"O interesse agora demonstrado pela Tullow é um indicador claro de que Angola volta a merecer o interesse dos investidores, em virtude da criação das condições legais, económicas e políticas para que novos intervenientes do sector entrem no mercado", avança ainda a ANPG.

A delegação irlandesa, composta por três elementos e chefiada por Robin Sutherland, foi acompanhada nesta visita à sede da ANPG pelos administradores executivos Belarmino Chitangueleca e Natacha Massano, acompanhados dos directores de produção, Ana Miala, de negociações, Hermenegildo Buila, do Gabinete de Arquivo de Dados, Lúmen Sebastião, e do Gabinete Jurídico, Olga Sabalo.