O modelo escolhido para a realização foi o de um "leilão por concurso" - normalmente designado por Tender, no qual as empresas participantes apresentaram as suas licitações em modelo fechado, por se tratar de um modelo que permite obter maior valor para as pedras a ser vendidas, refere a SODIAM em comunicado.

Participaram no leilão 31 empresas, provenientes de oito países, designadamente Angola, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Índia, Estados Unidos da América, África do Sul, Israel e China.

As licitações foram feitas on-line, numa plataforma electrónica criada e desenvolvida para o efeito (www.sodiamsales.com), na qual as empresas participantes se registaram previamente.

Segundo o comunicado, as empresas vencedoras com as maiores licitações foram a Arslanian Group DMCC, Blue Glacier Diamonds, Kapu Gems, Shree Ramkrishna Export Pvt Ltd, M.B.D. BVDA, Julius Klein Group.

Recorde-se que este primeiro leilão de diamantes brutos em Angola foi apresentado publicamente em Luanda no dia 28 de Janeiro, pelo Ministro dos Recursos Naturais e Petróleos, numa cerimónia organizada pela SODIAM.