(Notícia corrigida para rectificar o custo do programa, orçado em euros e não em dólares, conforme tínhamos avançado)

Na apresentação oficial do Programa de Regeneração da Sonangol, aprovado pelo Presidente da República a 26 de Setembro de 2019, Carlos Saturnino afirmou que "o foco da empresa estatal passa a estar nas actividades da cadeia de valor da indústria petrolífera". Ou seja, "prospecção, pesquisa e produção de petróleo bruto e gás natural, refinação, liquefação de gás natural, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos derivados".

Saturnino considera que o Programa de Renegeração é "um projecto estruturante que irá preparar a Sonangol E.P. para o futuro, reforçando o papel do grupo no continente africano, observando os padrões internacionais, enquanto contribui, de forma cada vez mais acentuada, para o desenvolvimento económico de Angola e do sector energético nacional".

Os objectivos deste programa, segundo o PCA da petrolífera, passam por "tornar a empresa mais competitiva e rentável, com foco na cadeia primária de valor, observando os padrões internacionais de QSSA (Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente), contribuir para a melhoria do desempenho do sector petrolífero no país, e impulsionar e intensificar a actividade para substituição de reservas e aumento da produção de hidrocarbonetos, a médio/ longo prazo".

A Sonangol pretende ainda "promover a prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de gás natural, com vista a garantir a disponibilidade para utilização interna e exportação", bem como aumentar a quota de produção interna de petróleo bruto, reforçando o papel da Sonangol Pesquisa e Produção, tornando-a mais eficiente".

São igualmente objectivos desta regeneração, e acordo com Carlos Saturnino, "fomentar e incentivar o desenvolvimento de uma indústria nacional robusta de suporte ao sector petrolífero, aumentar a capacidade interna de produção de refinados, para reduzir a dependência das importações, consolidar a integração dos negócios de refinação, transporte, armazenagem e comercialização de produtos refinados, com foco na promoção da eficiência e na liberalização do mercado de combustíveis, e optimizar o desenvolvimento organizacional, do capital humano e tecnológico para incremento da produtividade da empresa".