Pelo menos 8 mil milhões de dólares dos 30 mil milhões anunciados pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) como dinheiro de entidades angolanas depositado em contas no exterior do país correspondem a contas particulares de cidadãos.

Segundo fonte do BNA, parte significativa destes USD 8 mil milhões estão em alguns países da Europa e América Latina.

"Este dinheiro está concentrado na Europa e América Latina, embora haja também algum em África. Aqui próximo, na Namíbia", disse o nosso interlocutor.

O quadro do banco central não exclui a possibilidade de o valor anunciado pelo seu "patrão" estar abaixo dos valores reais depositado fora do país.

"O montante avançado pelo Dr. Massano é apenas o associado a cidadãos com contas identificadas como de angolanos. Mas sabemos que muitos cidadãos têm dupla nacionalidade e nos países de destinos têm toda a situação com a nacionalidade local, sem esquecer que muito destes dinheiros não passaram pelo sistema bancário. Foram levados por "mensageiros"", disse.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)