O acordo com os luxemburgueses e os canadianos foi assinado esta quarta-feira, 1, informa a Sonangol, através de um comunicado.

Na mensagem, enviada hoje à redacção do NJOnline, a companhia estatal informa que a implementação desse memorando de entendimento "deverá conformar o início do processo de regeneração da SonAir".

Dividido em duas fases, o compromisso prevê, num primeiro momento, a realização de uma "avaliação interna completa da SonAir em termos de organização, processos e sistemas", lê-se na nota.

Uma vez efectuado o exame da companhia de aviação da Sonangol, o acordo poderá avançar, "após ánalise", para a formação de um consórcio entre a Helicónia, a CHC e a SonAir, "visando fundamentalmente o relançamento das suas actividades".

A Sonangol sublinha ainda que o memorando "contempla actividades diversas, com prioridade para a busca de soluções urgentes para o atendimento aos operadores petrolíferos".

Os esforços de regeneração da SonAir surgem já depois de o Governo ter abandonado o projecto Air Connection Express, companhia que iria operar voos internos em Angola e seria erguida a partir de um consórcio público-privado que envolveria a estatal TAAG e várias privadas.