O concurso contou com a participação de 20 empresas, mas será a Totsa Total Oil trading a fornecer gasolina ao país, ao passo que a Glencore Energy Uk Ltd será responsável pela importação do gasóleo e gasóleo marinho.

De acordo com uma nota de imprensa da Sonangol, ""Importa realçar que, com os resultados alcançados no concurso realizado, o país e a Sonangol beneficiarão de uma redução considerável nos montantes a despender com a importação de produtos refinados nos próximos 12 meses".

De recordar que o concurso foi lançado no dia 17 de Janeiro de 2018, e anunciado a 30 do mesmo mês, tendo sido convidadas 20 empresas, incluindo as que actualmente fornecem estes produtos, para fossem garantidas a "competitividade e eficiência em termos de resultados".

Este concurso visa a aquisição de 1,2 milhões de toneladas de gasolina, 2,1 milhões de toneladas de gasóleo e 480 mil toneladas de gasóleo de marinha.

"O tipo de procedimento de contratação adoptado derivou da urgência em garantir-se um fornecimento atempado a partir do 2.º trimestre de 2018, sem constrangimentos para o mercado interno", escrevia a no comunicado emitido aquando do anúncio do concurso.

Segundo a Sonangol, foram convidadas as companhias Adisandra, BB Energy, Cepsa, ETS (ENI), Gemcorp, Gunvor, Mocoh, Repsol, Sodengol, TSG, AVIC International Beijing CO. LTD, BP, DT Refining, GALP, Glencore, Litasco, PRIO, Sococo, Totsa (TOTAL) e Vitol.

Depois, segundo a mesma nota, "foram seleccionadas as cinco melhores propostas por produto, nomeadamente gasolina, gasóleo e gasóleo de marinha, para a fase de clarificações e negociações, tendo sido excluídas as restantes".

Após a fase "de clarificações e negociações", foi feita uma "avaliação de economicidade das propostas, que resultou na adjudicação de três contratos aos dois fornecedores seleccionados",conclui o comunicado.