De acordo com a petrolífera, os navios de transporte de combustível já se encontram atracados nos respectivos terminais de descarga, onde procedem ao reforço das reservas.

No mesmo comunicado, a Sonangol garante que dispõe de reservas de combustível em quantidade suficiente para atender o mercado e infoma que a escassez que se verificou resultou de uma ligeira quebra na rotina de distribuição marítima, por necessidade de manutenção de equipamentos, associada a dificuldades de transporte por via rodoviária, em consequência das chuvas e do mau estado das estradas.

Para as províncias do interior, expõe o documento, foram reforçadas as transferências do produto por via rodoviária.

O comunicado revela, no entanto, que, "invariavelmente, depois de alguma alteração no normal fornecimento de combustível, o mercado leva alguns dias a retomar a rotina, não obstante a existência de produtos nas quantidades habituais".

Conforme o NJOnline noticiou na quinta-feira, em Benguela, a falta de combustível nos postos de abastecimento está a obrigar a que muitos automobilistas, sobretudo os viajantes, pernoitem na cidade, porque lhes falta combustível para prosseguir viagem.

A escassez de combustível está ainda a fazer com que muitos comerciantes, sobretudo os das lubrificantes aumentem de forma exponencial o preço do litro da gasolina que, segundo os populares, em declarações à Rádio Nacional de Angola, está a ser comercializado a 500 kwanzas.

Eugénio Cassema, morador em Benguela, contou ao NJOnline que a paciência dos benguelenses tem sido posta à prova. Isto porque são obrigados a passar por todos os postos de abastecimento que conhecem.

"Só num posto privado na Catumbela, ontem à tarde, havia mais de uma fila, filas essa que girava o quarterão todo, sem contar com um aglomerado de motoqueiros e pessoas com bidões a procura do combustível", explicou.

Face a esta situação, muitos automobilistas que exercem a actividade de táxi na província de Benguela, estão a aumentar o preço do táxi, desde o final-de semana, de 150 para 300 Kwanzas, justificando o aumento dos preços com a escassez de combustível.

Nas paragens de táxi assiste-se pelas primeiras horas de manhã a um acumulado de passageiros à espera de táxi, situação que está a criar sérios constrangimentos aos munícipes de Benguela.

As poucas viaturas em serviço de táxi, segundo alguns passageiros ouvidos pela Rádio Nacional de Angola, estão a encurtar as rotas com o protesto de não haver combustível na cidade.