Em comunicado enviado às redacções, a petrolífera estatal angolana, presidida desde Novembro por Carlos Saturnino, declara que "as administrações das duas petrolíferas assinaram um acordo para resolução de todas as disputas entre as duas companhias", que permitirá também a transferência para a Sonangol do interesse participativo da Cobalt nos blocos 21/09 e 20/09, ao largo de Angola, pelo valor de 500 milhões de dólares.

Esta deliberação, sobre um processo relativo a alegados incumprimentos contratuais da petrolífera estatal angolana, está ainda sujeita à aprovação pelo Tribunal de Falências dos Estados Unidos, explica a Sonangol, no mesmo documento.

Em causa está uma discórdia que se arrastava desde a administração de Isabel dos Santos na Sonangol, prevendo este acordo que a petrolífera angolana pague, até ao dia 23 de Fevereiro de 2018, um valor não reembolsável de 150 milhões de dólares.

O último pagamento, no montante de 350 milhões de dólares, deverá ser efectuado até ao dia 01 de julho de 2018, explica ainda a Sonangol.