Através de um comunicado, enviado à redacção do Novo Jornal Online, a Sonangol informa que "na qualidade de detentora de interesses participativos nos Blocos 20/11 e 21/09, tenciona proceder à cedência de parte dos referidos interesses".

Para tal, a companhia pública vai realizar sessões de consulta de dados em Luanda e nos EUA, "com o propósito de partilhar informação técnica, legal e contratual, relativa aos blocos mencionados".

O processo, que na capital angolana decorre de 24 de Abril a 29 de Junho, no edifício sede da petrolífera nacional, realiza-se de 28 de Maio a 01 de Junho na cidade de Houston, no estado americano do Texas, em local ainda a indicar.

Os blocos em causa, que ainda não entraram em fase de produção, são participados em 30% (20/11) e em 60% (21/09) pela petrolífera estatal, e operados pela norte-americana Cobalt, que há anos tenta vender os 40% que detém em ambos, num processo que terminou em litígio.

No centro da disputa estava um acordo com a Sonangol, de 1,75 mil milhões de dólares, referente à cedência da participação nesses dois blocos, que seria adquirida pela empresa pública angolana, mas que nunca se chegou a efectivar.

O não-negócio levou a petrolífera americana a recorrer à justiça para reclamar uma indemnização de 2 mil milhões de dólares à Sonangol, por prejuízos causados.

Entretanto, o diferendo foi resolvido através de um acordo amigável, em que a companhia estatal terá de pagar 500 milhões de dólares.