Em comunicado enviado ao NJOnline, a Sonangol lembra que se encontra num "processo de regeneração" e a equacionar "uma série de medidas" que, depois de introduzidas no funcionamento da empresa, a vão redireccionar para o seu "core business", centrado na pesquisa, exploração e produção, mas também na restante cadeia de valor do petróleo e gás, como sejam a refinação, o transporte, distribuição ou ainda, entre outros, a comercialização de derivados.

Como o NJOnline tem vindo a noticiar, a Sonangol deixa claro nesta comunicação que está em curso um processo de alienação de participações que detém em blocos petrolíferos, como é o caso dos blocos offshore 20/11 e 21/09, mas também noutras actividades.

O objectivo desta metamorfose em curso na Sociedade Nacional de Combustíveis angolana é "alavancar novas iniciativas" e o "ganho de eficiência" que conduzam ao aumento dos lucros, como foi, desde a primeira hora, sublinhado nas intervenções do seu presidente do Conselho de Administração, Carlos Saturnino, que substituiu no cargo Isabel dos Santos em Novembro de 2017.

Saturnino já tem um mapa elaborado onde estão marcadas as empresas para abater ao universo empresarial controlado pela Sonangol, como a empresa já fez chegar à tutela, que é o Ministério dos Petróleos.

A agilização da empresa, geralmente considerada pesada, burocrática e excessivamente dispendiosa, é um dos objectivos principais, como meio de erradicar a dívida acumulada ao longo dos anos.

Recorde-se que a Sonangol, para além de uma pesada dívida, nos últimos anos foi alargando o universo de negócios, distanciando-se do tal "core business" referido pela empresa, que é o petróleo e o gás natural.

Imobiliário, saúde, transporte aéreo comercial ou telecomunicações são alguns dos sectores para os quais a Sonangol foi alargando a sua actividade, distanciando-se do seu foco principal mas ao qual agora a administração de Carlos Saturnino está apostada em regressar, a começar pelas suas participações em blocos petrolíferos, que são aquelas com maior valor monetário, essencial para esta fase da maior empresa nacional.