Com esta alteração, a TAP passa a voar oito vezes por semana entre as capitais portuguesa e angolana, avançou em Luanda o responsável de 'marketing' e vendas da transportadora aérea portuguesa, Abílio Martins, citado pela Lusa.

A mudança do actual cenário passa por acrescentar um voo ao Domingo, o que faz com que a TAP voe entre Luanda e Lisboa uma vez por dia, excepto à sexta-feira, dia em que são efectuados dois.

A TAP apresentou ainda em Luanda o novo modelo de avião que já está a utilizar nesta rota, o Airbus A330 Neo, que aterrou pela primeira vez no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro este mês.

E, no que diz respeito aos problemas noticiados com alegados gases tóxicos que provocaram mal-estar entre os passageiros quando a TAP inaugurou os voos com este modelo da Airbus, a TAP garante que foram ultrapassados, explicando que se tratou de "casos muito pontuais de odores não nocivos", relacionados com o facto de o avião estar em início de operação, e que "tendem para zero".

O responsável da TAP destacou que Angola "é um mercado estratégico" para a companhia o que motivou o reforço da oferta, em mais 20% a partir do próximo ano.

A companhia passa, depois de 28 deste mês, a voar em período nocturno para Luanda exclusivamente, porque isso vai permitir "optimizar" as ligações de Angola para os Estados Unidos, Europa e Israel.

A rota Lisboa-Luanda é usada anualmente por cerca de 80 mil passageiros, sendo uma das mais rentáveis da empresa portuguesa, da mesma forma que é a mais rentável para a companhia nacional, TAAG.