O processo de entrada de um novo operador de telecomunicações no mercado nacional deu mais um passo em frente, com a disponibilização do programa de procedimento e do caderno de encargos do concurso público internacional para a concessão da quarta licença global neste sector.

Através de uma nota, o INACOM confirmou que os documentos já estão disponíveis.

O futuro operador vai ter uma licença global, anunciou no final de Novembro o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

"O quarto operador não será apenas de telemóvel. Simplificamos o processo e as licenças vão ser globais. Ou seja, o operador poderá disponibilizar outros serviços, como por exemplo o serviço de televisão por assinatura", explicou o governante.

Segundo o ministro, a medida visa melhorar a eficiência do sector com introdução de mais concorrência que poderá trazer ganhos para os potenciais utilizadores destes serviços.

"A concorrência é boa para a melhoria dos serviços prestados", disse José Carvalho da Rocha.

Segundo informações obtidas por este semanário, a Vodafone está na 'pole position' para ser a quarta operadora de telemóveis com licença para operar no país. A intenção da multinacional já é conhecida e foi manifestada às autoridades angolanas, que tardavam em abrir portas a uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo.

Em Angola estão licenciadas três operadoras globais que prestam serviços de voz, dados e internet: Angola Telecom, Unitel e Movicel.