A garantia foi dada na terça-feira, durante uma visita dos ministros do Interior, Ângelo Tavares, e dos Transportes, Augusto Tomás, à sala de emissão de vistos de turismo do aeroporto de Luanda, pelo director-geral do SME, Gil da Silva.

Esta nova situação em Angola, países com uma imagem pesada de dificuldades na emissão de vistos, com alguns anacronismos, como era o caso da exigência de uma carta de chamada, foi criada por um decreto do Presidente João Lourenço, de 28 de Fevereiro, dando cumprimento a uma promessa eleitoral nesse sentido.

A implementação deste novo modelo, para além da renovação da sala para o efeito no Aeroporto de Luanda, passa ainda pela criação de uma plataforma "web" onde será possível, num prazo de três dias, obter um documento prévio que garante a entrada no país, com emissão de visto definitivo na fronteira, por 30 dias por entrada e 90 dias de estadia máxima por ano.

No que toca à simplificação da emissão de vistos, segundo o director do SME, citado pela Angop, os cidadãos dos países abrangidos poderão requerer essa permissão junto dos consulados da República de Angola no exterior.

Explicando ainda Gil da Silva que a isenção e a facilitação de vistos de turismo não pressupõe a dispensa do cumprimento das formalidades aplicáveis nos postos de fronteira, tais como a apresentação do passaporte válido, o comprovativo de meios de subsistência ou a obrigatoriedade de declarar local de hospedagem.

Isentos de vistos estão cinco países: Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Zimbabué e Singapura.

Com simplificação dos actos administrativos para concessão de visto de turismo, estão 35 países: África - Lesotho, Madagáscar, Malawi, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Swazilândia, Argélia e Zâmbia. Américas: Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos da América e Venezuela. Ásia: Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, índia, Indonésia, Israel e Japão.

União Europeia e outros oito Estados europeus: Noruega, Reino Unido, Islândia, Principado do Mónaco, Federação Russa, Federação Helvética e Vaticano.

Oceânia: Austrália, Nova Zelândia e Timor Leste.