A recta final para as presidenciais da RDC está a ser marcada pela violência, denuncia a ONU, dando conta de "relatos de uso excessivo da força, incluindo balas reais, por forças de segurança contra encontros da oposição".

Segundo o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, "é essencial que as autoridades assegurem que os direitos à liberdade de expressão e reuniões pacíficas sejam totalmente protegidas e que tomem todas as medidas possíveis para prevenir a violência".

Nesse sentido, a ONU exorta o Governo "a enviar um sinal claro de que as ameaças e a violência contra opositores políticos não serão toleradas".

O alerta da ONU surgiu esta sexta-feira, depois de uma quinta-feira marcada por um incêndio num dos principais armazéns da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) em Kinshasa.

De acordo com Corneille Nangaa, presidente do CENI, o sinistro destruiu o material eleitoral de 19 dos 24 municípios da capital, bem como oito mil urnas electrónicas.

As causas do fogo não foram reveladas, mas as autoridades garantem que a ocorrência não vai afectar o calendário eleitoral.

A votação, disputada por 21 candidatos, está marcada para o próximo dia 23 de Dezembro, sendo que a campanha eleitoral decorre até 21 de Dezembro.