Hege Geingob vai estar em Nova Iorque para participar na reunião magna da ONU, que começa na terça-feira, até pelo menos ao dia 29, quando deverá proferir o seu discurso ao mundo, poupando cerca de nove mil dólares norte-americanos ao Estado, por dia, porque exigiu uma acomodação mais barata que as instalações de cerca de 10 mil USD/dia que os seus serviços lhe propuseram.

O local mais caro era onde se hospedavam habitualmente os governantes namibianos sempre que se deslocam a Nova Iorque.

Mas esse tempo acabou, afirmou Geingob antes de embarcar, garantido que a "suite" de 1 100 USD que optou em alternativa é mais que suficiente tendo em conta as "sérias dificuldades" económicas que o país atravessa e que não estão deslocadas daquilo que são as perspectivas para os próximos anos.

Alias, o Presidente namibiano, que já, por diversas vezes, afirmou publicamente a defesa dos ideais do pan-africanismo como forma de lidar com os problemas a que o continente assiste, como, por exemplo, os gastos sumptuosos de alguns governantes, falou, na conferência de imprensa realizada na sexta-feira em Windhoek, sobre o "Outlook" económico para Namíbia que, em síntese, aconselha ao corte substancial dos gastos supérfluos dos servidores públicos.

Disso é um bom exemplo o que ele próprio vai poupar. Se tivesse aceitado a proposta inicial, o Governo namibiano teria de desembolsar cerca de 240 mil dólares norte-americanos, com a alternativa importa pelo próprio, a conta reduz para cerca de 26 mil porque Geingob vai ficar 24 dias em Nova Iorque, de hoje a 04 de Outubro.

Eu não vou para Nova Iorque para dormir. Reduzimos de forma significativa a delegação e a alguns foi pedido para saírem da lista. Não somos irresponsáveis!", atirou o Presidente Hage Geingob.