O autocarro, com 52 passageiros, tinha saído da capital queniana e dirigia-se para Kakamega, cidade a cerca de 300 quilómetros a oeste de Nairobi, tendo capotado, durante a madrugada, cerca das 04:00 locais, por razões que as autoridades locais ainda estão a investigar, mas que a imprensa local descreve como tendo o embate feito desaparecer toda a parte superior do veículo pesado.

Entre os mortos, segundo a polícia local, estão sete crianças, 12 mulheres e 31 homens, havendo indicações de que entre as vítimas estão estrangeiros.

Os acidentes rodoviários no Quénia fazem milhares de vítimas todos os anos, estimando-se, segundo dados oficiais, que morram nas estradas quenianas 3 000 pessoas, embora, como refere a Capital FM, uma rádio de Nairobi, a Organização Mundial de Saúde aponte para mais de 12 mil vítimas mortais todos os anos.

Segundo testemunhas citadas Standard Digital, o capotamento do autocarro ocorreu numa área conhecida por ser um dos muitos pontos negros das estradas quenianas, próximo da localidade de Kericho.