Face a esta tragédia, que ocorreu no Sábado, foram decretados três dias de luto na RDC, país onde os acidentes rodoviários fazem todos os anos milhares de mortos, a que se juntam muitos outros por causa de naufrágios nos seus vastos cursos fluviais navegáveis.

Neste caso, segundo as agências, mais de 20 pessoas morreram de imediato no local onde a cisterna repleta de gasolina explodiu, a 120 quilómetros a sul de Kinshasa, e as restantes sucumbiram nos hospitais à gravidade das queimaduras, tendo produzido perto de uma centena de feridos, a maior parte com graves queimaduras.

Dezenas de feridos foram transportados para os hospitais de Kinshasa devido á falta de condições locais para tratar queimaduras graves.

Muitos dos mortos e feridos resultaram de uma situação que se repete vezes sem conta na RDC, mas também em muitos outros países africanos, quando as pessoas procuram recolher o combustível derramado com o rebentamento da cisterna e este se incendeia, apanhando no mar de chamas que se segue todos aqueles que se encontram nas proximidades,