O histórico Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), saiu derrotado da contenda eleitoral ao conseguir menos dois lugares no Parlamento são-tomense, apesar de horas antes do anúncio dos resultados oficiais pela CNE, os seus responsáveis terem vido a público garantir que tinham saído vencedores das eleições com maioria absoluta.

Estes resultados, apesar de serem provisórios, já não deverão sofrer alterações de monta, foram anunciados hoje ao final da manhã pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Alberto Pereira.

O "chefe" da comissão eleitoral anunciou ainda que dos 55 mandatos na Assembleia Nacional, a ADI, partido que está actualmente no poder e é liderado pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, conseguiu os 25 assentos parlamentares ao obter nas urnas pouco mais de 32 800 votos, mais cerca de 1 200 que o MLSTP-PSD.

Uma coligação de partidos que inclui o Partido da Convergência Democrática (PCD), a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD) e o Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM), ficou em terceiro lugar, com 7 450 votos e cinco assentos na Assembleia Nacional.

Segundo descreve a Lusa, este resultado eleitoral não deverá ser suficiente para Patrice Trovoada renovar o mandato como primeiro-ministro, já que um entendimento com os deputados independentes lhe garantiria uma maioria relativa de 27 mandatos, contra os 28 eleitos da oposição - MLSTP e coligação.

Em 2014, a ADI conquistou 33 lugares no parlamento, alcançando uma maioria absoluta, enquanto o MLSTP teve 16 lugares, o PCD cinco e a UDD um.

O presidente da Comissão Eleitoral são-tomense revelou ainda que a taxa de abstenção se situou nos 19,35 por cento, ou seja, votaram 80,65% dos 97.274 eleitores inscritos.