Nos dias de hoje já é absurdo, mas nos próximos anos e para as próximas gerações mais absurdo ainda será, imaginar que alguém se dê ao trabalho de preocupar-se com as opções sexuais de outro. A evolução do pensamento sobre a sexualidade mostra que, ao longo dos anos, as preocupações com a sexualidade de outrem varia de época para época; primeiro fiscalizava-se se as pessoas se relacionavam ou não com pessoas da mesma região e, imagine-se, já foram proibidos casamentos de pessoas do norte com as do sul. Depois veio a cor da pele e infelizmente, ainda há gente que sofre de preconceitos porque o parceiro ou parceira não tem a mesma tez. Os estereótipos de hoje ainda dedicam muita atenção às opções sexuais de outros, mas a prazo isso será absolutamente banal.

Leve o tempo que levar, um dia ninguém terá necessidade de "sair do armário". A assumpção pública do homossexualismo é, em si, muito mais corajosa do que abandonar um cargo público. É um verdadeiro acto de bravura na medida em que a pessoa sujeita-se a ser ofendida, xingada, ridicularizada e até, em casos mais extremos, agredida.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)