Trata-se de Gelson Dala, que em Janeiro último saiu do 1.º de Agosto para o Sporting de Portugal a custo zero. O melhor marcador do "Girabola"2016" foi praticamente oferecido a "Alvalade" porque os dirigentes "militares" entenderam, e com razão, que a competição doméstica angolana era pouco para o talento do avançado de 21 anos.

Depois de uma meia-época brilhante na equipa B dos "leões", fartando-se de marcar golos, o rapaz registado oficialmente com o nome de Jacinto Dala Muhondo foi cooptado para a formação principal e inclusivamente inscrito para o "play-off" da Liga dos Campeões da UEFA, que o Sporting disputa com o Steaua de Bucareste (Roménia).

Para chegar a este nível, é preciso ser-se efectivamente bom de bola.

O facto de Gelson Dala ser o único angolano na I Liga portuguesa, que sequer integra o "Big Five" - o grupo das cinco melhores Ligas da Europa -, diz bem do trabalho que vimos fazendo nos escalões de formação. Diz que não se está a trabalhar como deve ser, pois se se estivesse, seguramente mais angolanos estariam na Liga Portuguesa, durante muito tempo o sonho de qualquer futebolista. Dito por outras palavras, o futebol angolano não está a produzir jogadores com qualidade. Doutra forma, estariam também nalgumas das principais Ligas da Europa.

(Leia a crónica Bancada Central na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)