Ao fazer, na semana passada, este alerta, gostaria de acreditar que o Ministério da Comunicação Social deixará finalmente de permanecer adormecido perante o gravoso desfile de atropelos aos mais elementares princípios éticos e deontológicos expelidos todas as semanas por boa parte das publicações e rádios que infectam o ambiente jornalístico pelas ruas da capital.

Não se trata de censurar por censurar o pensamento crítico. Não se trata de amortalhar por amortalhar a liberdade. Não se trata também de promover por promover o medo.

Tão pouco se trata de perseguir a verdade. Trata-se de destapar a mentira que se esconde por detrás da cobardia e da mediocridade jornalística dalguns desses meios.

Por aqui, nesses meios, escreve-se mal e fala-se pior! Por aqui, dá-se primazia "a textos sem contexto, a temas feitos para chamar à atenção no facebook", à ofensa gratuita e à informação enganosa, com títulos bombásticos sem qualquer correspondência conteudística.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)