Há quinze dias, quando o Presidente JLo, que também é líder do MPLA, se mostrou incomodado - parece-nos ter sido só este o sentimento e não outro - com as críticas à implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) feitas pela empresária Filomena Oliveira, ocorreu-nos revisitar uma preocupação por nós levantada ainda na fase da pré-campanha eleitoral, em Março de 2017. E esta preocupação teve que ver, no essencial, com uma tendência populista traiçoeira.

Na ocasião, esta constatação por nós levantada gerou uma onda de críticas, algumas bastante ásperas e até injuriosas, pois dizia-se que JLo estava a romper as cortinas opacas que até ali estavam hasteadas no país, o que aprioristicamente tornavam injustas quaisquer alusões a esse respeito. Entretanto, pouco tempo mais tarde, a mesma constatação de populismo requintado, como lhe chamamos, começou a ganhar adeptos, alguns dos quais figuras com notável exposição pública.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)