O acto provincial de Luanda continua lamentavelmente a ser apresentado como sendo central (leia-se nacional), o que é de todo algo com que não concordamos. A iniciativa de trazer estes grupos à capital (não para homenageá-los como no passado) mas para se exibirem é do Ministério da Cultura e está inserida num projecto de internacionalização do carnaval angolano. Presumimos, pois, que esse processo de internacionalização passará por acções destas nos próximos anos.

Consideramos que ao longo dos anos temos tido um somatório de indefinições e erros do Ministério da Cultura quanto ao significado cultural do carnaval. Aparentemente o próprio Ministério da Cultura continua a não perceber porque razão muitos se opõem à ideia de um carnaval nacional e também à razão porque, filosoficamente, não pode existir um carnaval nacional.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)