Sempre haverá o que se busque, embora

o que se busque não se encontre. - -

Alexandre Dáskalos, Huambo

Da análise dos problemas de Saúde, tal como hoje se apresentam, ressaltam dois grande desafios para que o nosso sistema se coloque decididamente ao serviço do Povo:

1 . A universalização dos Cuidados de Saúde, a condição necessária

2 . A estruturação do Serviço Nacional de Saúde, a condição suficiente.


A universalização dos cuidados de Saúde

- Nos documentos da OMS a partir de 2016 define-se a UHC (Cobertura de Saúde Universal - CSU) como "os meios para que todos os indivíduos e comunidades recebam cuidados de saúde essenciais de que necessitam (promoção da saúde e prevenção das doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos) sem incorrerem em dificuldades financeiras".

- Uma vez cumprido, em 2015, o ciclo dos objectivos do Milénio, tornava-se necessário um novo processo. A discussão para uma estrutura para desenvolvimento internacional tinha-se já iniciado no Grupo de Trabalho do Sistema das Nações Unidas para a Agenda do Desenvolvimento pós 2015. O primeiro relatório elaborado foi "Definindo o Futuro que desejamos", que estabelece uma agenda com 92 parágrafos. O parágrafo 51 enumera os 17 objectivos para o Desenvolvimento sustentável, e descrimina as 169 metas. O 3.º objectivo, "Saúde e Bem-estar", pressupõe a Cobertura de Saúde Universal.

(Leia esta crónica na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)