Há fortes e significativas conexões entre diferentes sistemas de transporte e seus efeitos sobre o crescimento económico e desigualdades regionais. A provisão de infra-estruturas (sistemas de transporte) para uma região - deprimida e ou com forte dinamismo económico - pode gerar um efeito contrário ao esperado... Então, qual seria o "modelo ideal" se o objectivo, de determinado Governo, é acelerar a taxa de crescimento da economia regional...? E se for a redução das desigualdades regionais?

A ciência regional propõe dois sistemas de transportes: intra-regional (conecta mercados de uma determinada região) e inter-regional (conecta várias regiões). Se a política estiver a valorizar sistemas de transportes intra-regionais, estes favoreceriam a desconcentração inter-regional e estimularia a concentração intra-regional. Por conseguinte, teria uma dispersão de factores de produção por diversas regiões, o que produziria uma taxa de crescimento agregada da economia e aumentaria a taxa de crescimento de algumas regiões.

Noutro extremo, com um favorecimento de sistemas de transporte inter-regionais e locais a concentração inter-regional seria catalisada. Como consequência, os maiores centros industriais, como por exemplo Luanda, Huambo e Benguela, teriam acesso aos vários mercados regionais e as indústrias, localizadas na periferia, semi-industrializada (por exemplo Bengo e Huíla), poderiam agora realocar suas fábricas para o centro industrial nacional sem que isso representasse perda de mercados.

Naturalmente que se assistiria a um aumento das diferenças regionais no quesito infra-estruturas industriais, mas sem necessariamente levar a um aumento das disparidades de renda per capita. Como o crescimento é determinado por transbordamentos regionais e locais, a taxa de crescimento agregada da economia aumentaria (mantendo-se o resto constante) pelo facto de haver maiores concentrações industriais regionais sem que haja uma proporcional redução na oferta de insumos produzidos em regiões específicas.

Deste modo, os transbordamentos tecnológicos regionais seriam regionais e proporcionais ao volume de actividades locais industriais. Ou seja, as vantagens tecnológicas seriam "absorvidas" pelas maiores e mais diversificadas regiões devido à sua ampla base técnica.

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