A vice-presidente da Assembleia Nacional, que discursava na abertura de um seminário sobre o Poder Local destinado aos deputados, membros da Comissão Nacional Eleitoral, membros da sociedade civil, docentes e discentes, referiu que "um Estado demasiado centralizado torna-se pouco eficiente na resolução dos diversos problemas das populações".

"A Assembleia Nacional vai começar já a discutir o pacote legislativo sobre o poder local nas próximas plenárias. As autárquicas marcadas para o próximo ano já estão a juntar vários actores políticos", acrescentou.

Ao NJOnline, o presidente da quarta Comissão da Assembleia Nacional que atende questões ligadas ao Poder Local, Tomás da Silva, destacou que a implementação das autarquias em Angola vai contribuir para fortalecimento e funcionamento do Estado Democrático e de Direito.

O deputado Tomás da Silva reafirmou o princípio do gradualismo na implementação das autarquias em Angola, previstas para 2020.

"O MPLA vai trabalhar e discutir amplamente o pacote autárquico com os partidos políticos, cidadãos e a sociedade civil, para o alcance de maior consenso", acrescentou.

De recordar que o Presidente João Lourenço propôs o ano 2020 para a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola, que deverão ser implementadas de forma faseada.