Segundo apurou o NJOnline junto do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MATRE), a data terá como lema "Unidos na Construção de Uma Angola Melhor", e será presidida pelo ministro de Estado e do Desenvolvimento Económico, Manuel Júnior.

O 43º aniversário da Independência Nacional tem como objectivos, este ano, divulgar e realçar a importância do 11 de Novembro, "enquanto marco de transcendente importância na união das várias sensibilidades nacionais, com vista à valorização da Pátria Angola, assente na vontade da construção de um Estado democrático de direito e união da Nação Angolana", e promover "uma reflexão sobre os enormes sacrifícios consentidos pelo povo, na conquista do bem maior da Nação, a Independência Nacional".

"Reverenciar os povos, Partidos e governos que nos longos e difíceis anos da luta de libertação, se solidarizaram com a causa nacional e apoiaram, de forma directa e concreta, o alcance dos objectivos, como o nascimento e consolidação do Estado soberano, livre e independente", são também motivos para celebrar a efeméride.

Segundo o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, que organiza o evento, o período de celebrações vai de 1 a 20 de Novembro de 2018.

Recorde-se que a independência de Angola se deu no dia 11 de Novembro de 1975, quando o então primeiro presidente, Agostinho Neto, proclamou a independência do país, que antes uma colónia de Portugal.