"Confirmamos o assassinato do nosso secretário municipal Kambundi-Katembo, Eduardo Monteiro Catchindimbi. A direcção da UNITA está indignada com esse acto bárbaro", disse ao Novo Jornal Online, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala.

"Já prevenimos que a situação de intolerância política se generaliza a cada dia que passa, em todo o país, mas as entidades encarregues da ordem e da segurança parecem estar a ignorar o caso", lamentou.

Sakala espera que "desta vez se faça um trabalho sério para que os responsáveis dessa acção sejam encontrados e responsabilizados criminalmente o mais depressa possível".

O secretário provincial da UNITA na província de Malanje, Mardanés Kalunga, confirmou ao Novo Jornal Online a morte do secretário municipal, afirmando que as causas desse infausto acontecimento ainda não está esclarecido.

"Fomos informados de que o nosso secretário foi a um velório para solidarizar-se com a família enlutada. Apareceram uns jovens supostamente ligados ao MPLA a dizer que o óbito não pertencia a militantes da UNITA, mas sim do MPLA", revelou, salientando que o secretário municipal ignorou a discussão.

Segundo Mardanés Kalunga, os responsáveis do óbito insurgiram-se contra os mesmos jovens dizendo-lhes que o velório não era local para disputas políticas.

"Face aos insultos dos jovens, o nosso secretário municipal abandonou o local, dirigindo-se aos seus aposentos, para no dia seguinte, o homem ser encontrado morto próximo do aeródromo da vila", lamentou.