À margem da cerimónia de tomada de posse dos 50 secretários de Estado que vão integrar o Governo chefiado por João Lourenço, Ângela Mingas, empossada secretária de Estado para o Ordenamento do Território, esclareceu a reacção que teve na véspera, nos estúdios do canal 2 da TPA.

"Estava naquele programa para falar sobre património e, de repente, quando fui confrontada com a informação, a primeira coisa que me ocorreu foi: o que é que eu faço agora?", explicou ontem a arquitecta, garantindo que "tinha sido contactada antes". Não pela ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, adiantou Ângela Mingas, mas sim pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

A também fundadora do Centro de Estudos e Investigação Científica de Artes, Arquitectura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola sublinhou ainda que "havia o sigilo para manter", circunstância que, aliada ao desconhecimento "de que já tinha sido feito o anúncio no Telejornal" explica as expressões de estupefacção.

"Foi de facto uma surpresa, mas não por ignorância, e sim por circunstância", garante a nova secretária de Estado.