Em declarações à Rádio Nacional, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri adiantou que o Parlamento está a proceder a uma série de ajustes orçamentais, para fazer face à insuficiência de verbas.

"Tivemos que pedir compreensão dos senhores deputados, que o momento não é fácil", disse o responsável, que prefere falar em ajustes e não em cortes.

As alterações passam pelas refeições, pela composição das delegações parlamentares e pelas viagens, com os deputados a deixarem de viajar em primeira classe, utilizando a classe executiva.

"Deixámos de ter no fim de cada plenária alguma refeição para os participantes das plenárias; ajustámos algumas saídas para o exterior do país; nas delegações parlamentares, reduzimos o número de pessoas, com todas as consequências possíveis disto", detalhou o responsável, em declarações citadas pela agência Lusa.

Ao fazer a distinção entre cortes e ajustes, Pedro de Neri explicou que estão a ser retirados valores a umas rubricas, para se acrescentar a outras, sempre com a preocupação de não "criar muitos prejuízos".

Neste sentido, os deputados mantêm direito ao carro protocolar, assistência médica e subsídios para a manutenção da sua residência, garantiu o secretário-geral da Assembleia Nacional.