"Não é possível responder às demandas dos habitantes desta província, não é possível garantir direitos e serviços públicos sem que haja autonomia", disse ao NJOnline Manuel Fernandes no final de uma visita de um grupo de deputados que a CASA-CE efectuou à província de Cabinda.

Referiu que um governo efectivamente descentralizado seria "mais próximo dos eleitores, mais responsável, mais eficaz na satisfação dos interesses dos munícipes, prestando-lhes melhores serviços, sejam pobres ou ricos".

Este responsável da CASA-CE reafirmou igualmente o posicionamento desta coligação em relação à realização, de modo simultâneo, das eleições autárquicas de 2020 em todos os municípios do país.

"Para a resolução dos problemas que as comunidades enfrentam na província de Cabinda surge a necessidade urgente de implementação das autarquias", frisou, salientando que hoje constata-se "muita morosidade no que tange à resolução de problemas básicos, sobretudo nos municípios e aldeias".

Na opinião de Manuel Fernandes, a implementação das autarquias "é um imperativo constitucional que não pode ser ignorado".

Refira-se que os partidos políticos da oposição têm vindo a defender uma autonomia regional para essa parcela do território nacional que seria o mais importante para ultrapassar o sentimento das suas populações sobre a descontinuidade geográfica.