O conclave, que vai ser presidido pelo líder do partido, João Lourenço, tem como mote "MPLA e os desafios do futuro-Processo Autárquico", e será composto por 2. 591 delegados participantes no 7.º Congresso Ordinário, realizado de 17 a 20 de Agosto de 2016.

O partido vai este sábado alargar o seu comité central de 363 para 497 membros, tendo sido propostos, para o efeito, 134 candidatos a membros daquele órgão com idades inferiores a 45 anos. Dos 134 candidatos, 57 são mulheres e 82 com idade até 45 anos, correspondentes a 42,53% e 61%, respectivamente.

A estratégia para as primeiras autárquicas, cujos contornos estão ainda por definir, nomeadamente se se realizarão simultaneamente em todo o país, como defende a oposição, ou em apenas alguns dos municípios, como tem insistido o MPLA, fará parte da agenda do congresso de hoje.

Na entrada principal do Centro de Convenções de Belas, onde decorre o congresso, está uma galeria com fotografias dos cinco presidentes da história do MPLA: Ilídio Machado e Mário Pinto de Andrade, que os "camaradas" reconheceram oficialmente como seus primeiros presidentes no conclave que elegeu João Lourenço como líder do partido, em 2018, Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos e João Lourenço.

O secretário para a Informação do MPLA, Paulo Pombolo, em declarações ao Jornal de Angola que com a exposição, o MPLA pretende dar a conhecer mais a figura dos primeiros presidentes do partido.

"A galeria presidencial serve para mostrar que, além de Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos e João Lourenço, o MPLA teve outros presidentes", disse Pombolo, recordando que, no discurso proferido no último Congresso, João Lourenço já tinha sublinhado que é o quinto Presidente do partido.