A informação foi avançada pelo vice-presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), André Mendes de Carvalho, que falava durante um encontro metodológico realizado ontem, em Luanda.

"Não foi possível fazermos essa contagem, porque os delegados exigiam primeiro o dinheiro e depois a entrega das actas", justicou o responsável, acrescentando que "o Governo só pagou o dinheiro, depois da divulgação dos resultados finais das eleições", ocorrida a 6 de Setembro.

"Foi uma grande confusão", resumiu o também deputado da CASA-CE.

Recorde-se que tanto a CASA-CE como a UNITA prometeram realizar contagens paralelas dos votos das eleições de 23 de Agosto, mas nenhum dos dois principais partidos da oposição apresentou resultados alternativos aos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral.

Segundo a contagem oficial, o MPLA venceu com 61,07% dos votos, elegendo 150 deputados, o que lhe confere uma maioria qualificada na Assembleia Nacional.

A UNITA ficou em segundo lugar com 26,67%, o que corresponde a 51 deputados.

Em terceiro ficou a CASA-CE, com 9,44% e 16 deputados.

Segue-se o PRS, com 1,35%, com dois deputados eleitos, a FNLA com 0,83% e um deputado eleito e, por fim, a APN, que não elegeu qualquer deputado, tendo conseguido 0,51% dos votos.