O Novo Jornal Online reitera que verificou a informação antes de a publicar, tendo-a recolhido junto de uma fonte familiar credível que, no entanto, conforme comprovámos há minutos, também recebeu dados errados de Espanha, país onde João Baptista de Matos está hospitalizado.

Posteriormente, a informação da morte do general - que também validámos junto de um amigo do general - foi igualmente veiculada pelos órgãos públicos de informação, nomeadamente a TPA e a agência Angop, que citava, inclusivamente, uma fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.

Só depois começaram a chegar ao Novo Jornal Online as primeiras dúvidas sobre a veracidade da informação, embora sem nenhuma fonte que as sustentasse, algo que aconteceu há cerca de 30 minutos.

O Novo Jornal Online confirmou, junto de um familiar de João Baptista de Matos, que o general luta pela vida em Espanha, após várias complicações no seu quadro clínico durante a última noite.

Face às proporções que a falsa informação assumiu, a família do ex-Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas prometeu divulgar um comunicado nas próximas horas, do qual também daremos conta.