Algumas representações da ONU, incluindo o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), deixaram de funcionar em Novembro de 2017, outros começaram a ser transferidos a semana passada para as novas instalações, devido, segundo fonte da ONU explicou ao Novo Jornal Online, à degradação das anteriores instalações.

O Novo Jornal Online soube que o Executivo angolano, através do Ministério das Relações Exteriores, formalizou, no início deste mês, a transferência da sede, na Ingombota, para as instalações do Instituto Nacional da Criança na rua N"gola M"bandi.

O Novo Jornal Online contactou a representação das Nações Unidas em Angola para reagir a respeito da situação, mas não obteve respostas por alegada falta de autorização superior.

Actualmente, a estrutura das Nações Unidas em Angola é composta pelo Gabinete do Coordenador residente e 21 agências especializadas, fundos e programas, e 10 agências residentes (PNUD, UNICEF, UNFPA, UNAIDS, OMS, FAO, IOM, ACNUR, Banco Mundial, e FMI).

Entretanto, a estrutura central da ONU fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, com sedes regionais na Suíça, Áustria, Quénia, Etiópia, Tailândia, Líbano e Chile, além de escritórios espalhados em grande parte do mundo.

A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por 193 países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial, tendo sido criada no rescaldo da II Guerra Mundial, em 1945, em substituição da falhada Liga das Nações.

O seu Secretário-Geral é actualmente o português António Guterres e o seu Conselho de Segurança, um dos pilares da estrutura da ONU, tem 15 membros, cinco destes são membros permanente e com direito de veto sobre todas as resolução, que são os grande vencedores da II Guerra Mundial, EUA, Rússia, França e Reino Unido, mais a China.

Os restantes 10 membros do Conselho de Segurança são eleitos por períodos de dois anos.