Segundo apurou o Novo Jornal Online, os sectores da educação, saúde, bem como obras paralisadas e vias de comunicação degradas, são as grandes preocupações que os 151 deputados do MPLA estão a encontrar em todas as províncias.

O deputado Inocêncio Dombolo, que coordenou o grupo de deputados que visitou a província do Uíje, reconheceu que muitos projectos nesta província estão paralisados.

"Estes projectos poderão retomar o ritmo da sua execução, fruto da estabilidade financeira a ser imprensa pelo Executivo", acrescentou Inocêncio Dombolo.

Na província da Huíla, Yolanda de Sousa, que também coordenou o grupo de deputados, constatou o atraso de quatro anos verificado na conclusão das obras da maternidade e pediatria, na urbanização da Eywa, comuna da Arimba, no Lubango.

"As obras dos dois projectos estão paradas, e isso preocupa-nos, porque estas infra-estruturas visam a melhoria da qualidade de vida da população", afirmou.

Yolanda de Sousa manifestou satisfação pelo facto de o Ministério da Saúde estar a trabalhar para que as obras retomem o curso normal.

Já na província do Zaire, o deputado Paulo Pombolo defendeu o aumento da verba alocada aos hospitais do País com vista a suprir as necessidades de fármacos e material gastável.

"Se não potenciarmos os nossos hospitais com mais recursos financeiros, vamos continuar a registar défices, sobretudo nos medicamentos e material básico como paracetamol, seringas e luvas", sublinhou.

Os deputados do MPLA desdobram-se em todo o País, no quadro do programa de esclarecimentos do processo relacionado com a realização das eleições autárquicas.

Recorde-se que o grupo parlamentar da UNITA já lamentou o quadro negro que os 130 municípios em 18 províncias visitadas apresenta em vários sectores.

Segundo o presidente do grupo parlamentar, Adalberto da Costa Júnior, a maior parte das unidades económicas visitadas revelaram ter grandes atrasos na implementação orçamental e nos pagamentos das ordens de saque mensais.

"Como consequências enormes constrangimentos foram constatados, com a total falta de liquidez, atraso nos programas de investimentos públicos e o entupimento dos circuitos de atendimento, com especial gravidade nas unidades hospitalares", relatou.

Os 51 deputados da UNITA constataram ainda a falta de água potável, em inúmeros hospitais e escolas, energia eléctrica, fraco poder de compra de produtos básicos nos mercados por parte da população, face ao atraso dos salários e aos elevadíssimos preços dos mesmos.

"A maioria das estradas das sedes provinciais para o interior encontram-se em estado de completa degradação, para além de localidades cujos acessos nunca merecem a atenção de quem governa", frisou.

Adalberto da Costa Júnior elogiou os deputados do MPLA por estarem visitar províncias e municípios à semelhança da UNITA.

"O MPLA começou a seguir os nossos passos e isso é bom para, em comum, identificarmos os problemas que afectam a nossa sociedade", notou.