As alterações têm na mira o "investimento estrangeiro e a entrada de força de trabalho expatriada altamente qualificada" e fazem parte do Plano Intercalar a seis meses. Mas não só. Segundo Simão Milagres, director de Comunicação Institucional e Imprensa do MININT, a comissão interministerial, dirigida pelo Ministério do Interior, está a trabalhar para que seja feita uma adenda à lei, com vista a desburocratizar a atribuição dos vistos, nomeadamente o destinado aos turistas.

"Diminuir o tempo de espera, desburocratizar os procedimentos, sem descurar a segurança, claro, mas criando condições para que as pessoas possam visitar Angola. Tudo isto com base nos novos tempos que o país vive", afirmou o director de Comunicação Institucional e Imprensa do MININT.

As dificuldades na obtenção de vistos são, aliás, comummente criticadas por investidores, mas também por turistas, forçados a cumprir um processo considerado altamente burocrático nos serviços consulares.

Recorde-se que a simplificação do regime de vistos foi uma promessa eleitoral de João Lourenço, que falou, nos seus discursos, da necessidade de uma "coabitação e complementaridade entre investidores nacionais e externos" no país.

"Vamos criar o ambiente adequado para que este sonho seja realidade, através de uma governação transparente, com menos burocracia na aprovação dos projectos privados, com maior agilidade na concessão de vistos para turistas e homens de negócios, no combate à corrupção e de outras práticas menos lícitas que afugentam o investidor, prejudicam o Estado e o pacato cidadão contribuinte fiscal", disse o agora Presidente da República.