Marcolino Moco é das figuras que mais surpreende ao marcar presença neste comício. O antigo primeiro-ministro e ex-secretário de Estado do MPLA, teceu duras criticas à governação, considerando "deplorável" a V Sessão Legislativa da III Legislatura da Assembleia Nacional que encerrou no dia 15 de Agosto.

Fernando Heitor, histórico militante da UNITA, que anunciou recentemente o seu abandono definitivo do partido do "Galo Negro", e Lopo Nascimento, antigo primeiro-ministro de Angola que defendeu que João Lourenço deveria ocupar também a liderança do MPLA, alertando para "um poder bicéfalo", compareceram igualmente naquele que será o último acto político eleitoral de massas do MPLA.

Há milhares de pessoas vestidas de vermelho, amarelo e preto, as cores da bandeira do MPLA.

Angola vai realizar eleições gerais a 23 de Agosto deste ano, às quais concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN).

A Comissão Nacional Eleitoral de Angola constituiu 12.512 assembleias de voto, que incluem 25.873 mesas de voto, algumas a serem instaladas em escolas e em tendas por todo o país, com o escrutínio centralizado nas capitais de província e em Luanda, estando 9.317.294 eleitores em condições de votar.