Júlia Ferreira, porta-voz da CNE afirmou que "a Comissão Nacional Eleitoral pretende dar continuidade a este processo", afirmando no entanto que alguns observadores internacionais apenas chegarão ao País hoje, dia 19.

É o caso da comitiva da União Africana (UA), que será chefiada pelo ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves, e vai contar com um total de 40 pessoas.

"Vamos aguardar pela chegada desses elementos para permitir que também eles sejam credenciados", disse Júlia Ferreira.

A responsável adiantou ainda que já foram credenciados os observadores da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e da CEEAC (Comunidade Económica dos Estados da África Central), convidados pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Contudo, a porta-voz da CNE não avançou o número de pessoas de cada missão de observação internacional, nem em que províncias estão ou vão ser colocadas.

Em Angola estão já também quatro peritos enviados pela União Europeia que não farão um relatório oficial nem prestarão declarações políticas no final do acto eleitoral.

Júlia Ferreira avançou que a "CNE vai fazer um encontro na segunda-feira para prestar informações aos observadores credenciados e, ao mesmo tempo, transmitir também conhecimentos legais sobre o sistema eleitoral angolano".

A responsável da CNE antecipou ainda que vão estar presentes antigos e actuais chefes de Estado de países lusófonos, como o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano (1986 a 2005), o ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires (2001 a 2011) e Manuel Pinto da Costa, presidente da Guiné-Bissau desde 2011.

Angola vai realizar eleições gerais a 23 de Agosto deste ano, às quais concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN).

A Comissão Nacional Eleitoral de Angola constituiu 12.512 assembleias de voto, que incluem 25.873 mesas de voto, algumas a serem instaladas em escolas e em tendas por todo o país, com o escrutínio centralizado nas capitais de província e em Luanda, estando 9.317.294 eleitores em condições de votar.