Num comunicado publicado ao final da noite de ontem na sua página na internet, a UNITA informa que o seu mandatário junto da CNE, José Pedro Kachiungo, ao proceder à reclamação junto da CNE, explicou que os resultados até agora conhecidos não podem ter sido obtidos a partir das actas-síntese das AV "porque estas não existem no Centro de Escrutínio em Talatona".

"Este facto é confirmado pelos mandatários das candidaturas às Eleições de 23 de Agosto de 2017, colocados no Centro de Escrutínio em Talatona e pelos Comissários indicados pela UNITA e pela CASA-CE", aponta o mesmo documento disponibilizado pelo partido do "Galo Negro".

Que vai mais longe: "Apesar de se terem fixado no ponto de recepção de faxes no Centro de Escrutínio em Talatona, não assistiram à chegada de nenhum fluxo de faxes com actas-síntese das assembleias de voto que pudessem servir de base ao apuramento provisório anunciado" pela CNE.

No documento que sustenta a reclamação da UNITA é sublinhado ainda como facto "a desmobilização do Centro de Escrutínio desde o dia 24/08/17, quando as três áreas que conformam o referido Centro de Escrutínio ficaram sem actividade por não receberem actas. Isto é, desde a área da primeira gravação de actas, passando pela segunda área de gravação, área de Codificação e a de monitorização de actas, até à de arquivos nenhuma delas funcionou".

"Os jovens recrutados e preparados para processarem 300 actas por dia apenas inseriram menos de metade, até à altura em que foram dispensados, por não funcionamento do sistema. (...) Estes jovens, foram dispensados por falta de actas-sínteses para processarem, o que por si só, demonstra que os resultados eleitorais provisórios ora anunciados, foram obtidos sem o lançamento de actas", defendeu o Mandatário da UNITA na sua nota de reclamação.

A UNITA pretende com esta acção que a CNE interrompa de imediato, apesar de já hoje ter feito uma nova actualização, embora sem alterações sublinháveis, a divulgação de resultados provisórios "até que sejam sanadas as irregularidades constatadas".

Pretende ainda que a Comissão "abra, como a Lei prevê, os Centros Provinciais de Escrutínio aos mandatários das candidaturas para presenciarem o apuramento (...) o que é indispensável para se aferir da transparência do acto".

"Que a Comissão Nacional que, hipoteticamente dispõe no Centro de Escrutínio de actas síntese arquivadas por Municípios e Províncias, se digne colocá-las à disposição dos mandatários", pede a UNITA.

De acordo com a última actualização, já hoje, dos resultados provisórios divulgados pela CNE desde que as urnas fecharam, o MPLA lidera destacado a contagem, com 61, 05 por cento, segue-se a UNITA com 26, 72 % e a CASA-CE com 9, 49 %, o PRS leva 1, 33%, a FNLA com 0, 91% e, por último, a APN, com 0,50 por cento.

A abstenção é de 23, 43 por cento, que corresponde a 2 160 832 eleitores dos cerca de 9, 3 milhões registados.