"Foi um encontro muito especial. Desde a paz em Angola em 2002, o ex-Presidente cessante, José Eduardo dos Santos, só recebeu o presidente da UNITA, em audiência, quatro vezes", destacou Alcides Sakala ao Novo Jornal Online, salientando que encontros do género devem ser permanentes.

"Estas reuniões fortificam o processo da democracia e a reconciliação nacional em curso no país", acrescentou o também deputado à Assembleia Nacional.

No encontro entre o Presidente da República e o líder da UNITA foram discutidos os constantes actos de intolerância política que ocorrem um pouco por todo país desde as eleições de 23 de Agosto deste ano.

Aos jornalistas, Smakuva disse ter falado com João Lourenço sobre diálogo, como forma de se ultrapassar alguns problemas para o desenvolvimento do país e bem-estar da sociedade que "passa pelo combate à intolerância, à exclusão e sobretudo pela despartidarização das instituições do Estado".

.

Também a desmobilização dos ex-militares esteve em cima da mesa no encontro mantido entre Lourenço e Samakuva

"Apesar do processo que se realizou, ainda muitos ficaram sem poder provar o seu estatuto de ex-militares e ainda têm dificuldades em prova-lo quando os documentos do seu estatuto de ex-militares são exigidos", disse o presidente da UNITA.