"Eles já tem visto para entrar em Angola e a qualquer momento estarão entre nós", disse ao NJOnline o porta-voz do partido, Alcides Sakala.

Segundo Sakala, a direcção do partido já está criar condições para que as exéquias de Jonas Savimbi aconteçam sem transtornos.

Na quarta-feira, o líder do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, anunciou que os especialistas sul-africanos que efectuaram os testes de DNA de Jonas Savimbi deveriam chegar ontem a Angola para entregarem os resultados à família e à direcção do partido.

Há dias, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, anunciou que os exames de ADN solicitados pela UNITA para identificar os restos mortais do fundador do partido, Jonas Malheiro Savimbi, já estão concluídos.

A UNITA anunciou na semana passada, em comunicado assinado pelo presidente do partido, Isaías Samakuva, que os testes já tinham sido concluídos, garantindo a sua divulgação logo após a conclusão das tramitações legais junto das autoridades nacionais.

Apesar de anunciar que os testes de ADN já foram concluídos, Samakuva avançou que estes estão na posse de especialistas sul-africanos que recolheram as amostras no cemitério do Luena, no passado mês de Janeiro, os mesmos que agora se vão deslocar a Luanda com os envelopes contendo a informação desejada e detalhada sobre os testes.

As amostras para a realização de testes laboratoriais para confirmar que Jonas Savimbi foi sepultado no Luena, Moxico, em 2002, após ter sido abatido em combate, foram colhidas a 31 de Janeiro deste ano e enviadas para laboratórios da África do Sul e Portugal, tendo outra amostra sido analisada em Angola, esperando-se que a 25 de Fevereiro já fosse conhecido o resultado obtido a partir do cruzamento dos dados oriundos destes três laboratórios.

Recorde-se que o inspector-geral da Saúde, Miguel dos Santos de Oliveira, que integrou a missão que foi ao Moxico para acompanhar e realizar, a 31 de Janeiro, a exumação dos restos mortais, disse, na ocasião, que o processo de confirmação laboratorial poderia levar entre 20 e 25 dias.

Uma das questões sublinhadas pelos dirigentes da UNITA e pelos seus familiares é que antes de serem efectuadas as cerimónias fúnebres na sua terra natal é determinante obter os resultados dos testes que provam que aqueles são efectivamente os restos mortais de Jonas Malheiro Savimbi.