Através de uma declaração assinada pela porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, a administração norte-americana coloca-se "ao lado do povo de Angola, no seu esforço para construir instituições fortes, democráticas e inclusivas, que se dediquem a garantir um futuro próspero e pacífico para todos os Angolanos".

Na mensagem, partilhada hoje pela Embaixada dos EUA em Luanda, Washington elogia a Comissão Nacional Eleitoral "por gerir um processo ordeiro e bem organizado", e reconhece também "o papel importante desempenhado pelos partidos políticos de Angola e pelas organizações da sociedade civil" no pleito.

"Saudamos igualmente as declarações das missões de observação internacionais e domésticas, atestando a credibilidade destas eleições", lê-se na declaração, que felicita o povo angolano "pelo exercício do seu direito democrático ao voto nas históricas eleições gerais de 23 de Agosto".

Os EUA revelam ainda que aguardam "com expectativa para trabalhar com o Presidente eleito João Lourenço e o novo Parlamento da República de Angola", no sentido de "fortalecer ainda mais a nossa relação bilateral".

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA recomenda, por fim, que "as inquietações levantadas por alguns partidos políticos e a sociedade civil acerca do acesso desigual aos órgãos de comunicação social" sejam abordadas antes de futuras eleições.