A proposta do Governo, de um processo gradual para implementação das autarquias no país, está "longe de ser uma imposição", sublinhou João Lourenço, no primeiro discurso na qualidade de presidente do MPLA.

"Não obstante o Executivo defender a sua proposta inicial, está aberto a ouvir posições diferentes", garantiu o Presidente da República, acrescentando que, se assim não fosse, não estaria em curso uma "ampla auscultação à sociedade".

Para além de frisar que a discussão sobre o modelo autárquico a adoptar não está fechada, o novo líder dos "Camaradas" defendeu que, independemente da opção final, a luta contra as desigualdades estará assegurada.

"Seja qual for o desfecho da consulta e do debate em curso na sociedade, implantando de forma gradual ou não, em qualquer das opções, em todas as 18 províncias do país, serão realizadas eleições autárquicas em pelo menos alguns dos seus municípios, não fazendo sentido algum falar-se de perigo do aumento ou da perpetuação das assimetrias regionais, contra as quais somos os primeiros a combater", disse João Lourenço.

O Presidente da República explicou que, com a descentralização decorrente do processo autárquico, o Governo poderá libertar-se, entre outros, "de assuntos como a recolha e o processamento dos resíduos sólidos, do saneamento básico das cidades, da jardinagem e embelezamento das comunidades", ganhando maior capacidade financeira.

Focando-se naqueles que são os desafios do MPLA em relação às autarquias, o presidente do partido no poder afirmou que a força política deve começar já a preparar-se.

"Pela característica deste tipo de eleições, por serem várias eleições em simultâneo e não apenas uma, devemos ambicionar e trabalhar para vencer no maior número possível de câmaras", orientou João Lourenço, lembrando que os "Camaradas" não estarão sozinhos nessa corrida.

"Candidatos de outras formações políticas ganharão também algumas câmaras, o que é algo absolutamente normal e até salutar para a democracia que construímos", considerou o Presidente da República e do MPLA.