O presidente da UNITA participou na conferência na qualidade de líder da União dos Partidos Africanos para a Democracia e Desenvolvimento.

Segundo uma nota enviada hoje ao Novo Jornal Online, os partidos africanos de centro-direita e partidos populares do Parlamento Europeu presentes no evento condenaram Angola pela "prática reiterada de processos eleitorais fraudulentos, bem como pela corrupção sistémica, os assassinatos políticos, os actos de intolerância política e a parcialidade dos órgãos públicos da comunicação social".

Considerando que tais práticas fragilizam a democracia, os participantes na conferência - que tem o patrocínio da Fundação Konrad Adenauer e do Grupo Parlamentar dos Partidos Populares Europeus -exortam Angola a terminar com as mesmas.

De acordo com o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, que também participou na conferência internacional, o evento abordou as relações da União Africa com a União Europeia, nomeadamente as expectativas em relação à V Cimeira UE-África, que se realiza de 29 a 30 de Novembro próximo, em Abidjan, Costa do Marfim, sob o lema "Investir na Juventude".