Eleito primeiro secretário do MPLA em Luanda durante a IV Conferência Extraordinária, realizada na passada sexta-feira, 8, o sucessor de Higino Carneiro, apelou, no seu discurso inaugural, à unidade partidária.

"Temos de estar mais atentos ao jogo político promovido por forças contrárias ao progresso e ao bem-estar da população", exortou Adriano Mendes de Carvalho.

O ex-administrador municipal de Icolo e Bengo declarou estar preocupado sobretudo com a forma como os "Camaradas" têm consentido que, no seu seio, " a intriga e a maledicência prosperem, provocando a desconfiança e a desunião".

Apologista de uma "grande abertura para o diálogo e para o debate", o governador de Luanda sublinha que "a tolerância e a camaradagem" têm de ser o apanágio do MPLA.

"A roupa suja tem de passar a ser lavada somente em casa. A vida do nosso partido não pode estar permanentemente exposta, em prejuízo da sua imagem e dos seus nobres objectivos", reforçou o político.

Adriano Mendes de Carvalho alertou que a essa exposição negativa acaba por servir de "arma de arremesso contra os objectivos políticos e a grandiosidade do MPLA".

Os avisos do governante surgem na sequência de algumas dissonâncias entre "Camaradas", decorrentes do ímpeto reformista do Presidente da República, João Lourenço.