A província do Bengo regista ruptura do stock de medicamentos para atender a demanda, afirmou o director do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, João das Necessidades, em declarações à Angop, feitas à margem da cerimónia de empossamento do novo elenco governativo.

O responsável do sector da saúde frisou a necessidade de o Sistema Nacional de Saúde funcionar, principalmente, com medicamentos essenciais, para atender aos doentes internados, para além de outros que necessitem destes fármacos.

"Não estamos bem em termos de stock de medicamentos, pois há uma ruptura muito grande", alertou o responsável.

"O sector de saúde na província do Bengo deve trabalhar no sentido de reforçar os sistemas de segurança para travar o roubo de fármacos nos depósitos de medicamentos e nas unidades hospitalares. Trata-se de uma medida que poderá contribuir para a redução de desvio de medicamentos, um fenómeno que tende a aumentar nos últimos tempos", afirmou.

"A estratégia consiste na montagem de câmaras de segurança no interior dos armazéns para controlo do movimento e recolha de imagens de funcionários desonestos, que, aproveitando a fragilidade das medidas estabelecidas no passado, retiram fármacos para o mercado paralelo", alertou um enfermeiro que solicitou o anonimato.

O sistema, segundo o mesmo enfermeiro, poderá ajudar no controlo de roubo de medicamentos, uma situação que tem vindo a preocupar o sector de saúde: "Alguns funcionários de saúde, sobretudo aqueles que lidam directamente com os medicamentos nos depósitos, tiram os fármacos para o mercado paralelo".