Segundo o activista dos direitos humanos, Almeida Makaia, a iniciativa do governador vai ajudar a identificar vários problemas que a província enfrenta.

"São iniciativas de boa governação. Garantem transparência e participação, bem como eficácia e eficiência na prestação de serviços ao público", frisou.

O sindicalista Gaspar Simão, para quem o excesso de burocracia, desorganização e indisciplina que se regista por parte de alguns agentes da função pública tem sido um problema a apontar, esta é uma boa nova: "São constantes as queixas dos cidadãos para marcar uma audiência com o senhor governador ou com um outro servidor público. Esta linha telefónica vai ajudar o contacto entre governador e população, algo que era raro acontecer", destacou.

Na opinião do jurista Horácio Massamba, o governador tem de continuar a primar pelo diálogo permanente com a população para "encontrar soluções viáveis sobre as principais inquietações que ainda apoquentam os habitantes da província".

"Esperamos que o anúncio seja uma realidade. A acontecer, o senhor governador não terá muitos problemas na sua administração", afirmou, salientando que a criação desta linha é um bom princípio para que haja uma maior seriedade no atendimento aos cidadãos.