A informação foi avançada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, à margem da 10ª reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que adiantou que o investimento vai permitir que 50 por cento da população angolana, ou seja, cerca de 14 milhões de habitantes, tenha acesso à energia eléctrica até 2022.

"Para o efeito, estão em curso investimentos nos domínios da produção, transporte e distribuição de energia eléctrica", de acordo com o responsável, que declarou, citado pela Angop, que "será dada uma atenção especial à distribuição e comercialização, sobretudo para a melhoria da eficiência das empresas e redução das perdas comerciais e técnicas, com a introdução de contadores, para que a factura traduza o consumo real".

Já no que respeita ao sub-sector das águas, a meta do Governo é fazer com a água potável chegue a 85 por cento da população nas zonas urbanas e a 80 por cento da população nas áreas rurais.

O ministro anunciou a expansão, com participação privada, do acesso, reabilitação e construção dos sistemas de produção de água, em particular para Luanda, por ser o maior centro de consumo, numa altura em que tem um défice no fornecimento avaliado em 50 por cento.

João Baptista Borges falou da necessidade de ampliar a capacidade instalada em mais 750 mil metros cúbicos de água por dia, a fim de reduzir o défice até 2022 e nverter este quadro.

Com a execução deste Plano de Acção, o Executivo vai poder "expandir o acesso à energia eléctrica e o abastecimento de água potável às zonas urbanas e rurais".

"Pretende-se também optimizar a gestão sustentável do sector da energia e águas, com objectivo de garantir o acesso à energia eléctrica e água de qualidade, permitindo ao mesmo tempo a rentabilidade das empresas", referiu ainda o ministro, citado pela Angop.

Na última quarta-feira, 17, João Baptista Borges havia anunciado que o sector efectuará, anualmente, 200 mil ligações eléctricas domiciliares, até 2022, para permitir que 50 por cento dos 29 milhões de habitantes do País, tenha acesso à energia eléctrica.