"Tal significa um salto dos actuais 2,3 por cento do PIB para 4 por cento do PIB em 2021", disse Archer Mangueira, quando falava na abertura da cerimónia de lançamento do Relatório do Banco Mundial sobre o Desenvolvimento Mundial 2018.

"O Executivo atento à necessidade de melhoria sustentável do sistema de ensino de Angola, pretende duplicar os recursos alocados ao sector até ao término da actual legislatura", acrescentou o ministro das Finanças.

De acordo com o governante, trata-se de consolidar o caminho que já foi feito até aqui, sem o qual não teria sido possível massificar o acesso ao ensino básico.

"No processo educativo e de aprendizagem, o requisito mais importante é a qualidade do ensino e o rigor da avaliação.", sustentou.

Com o título "Aprendizagem para realizar a promessa da Educação", o relatório deste ano tratou da importância da educação e da aprendizagem, focando uma calamidade que grassa várias nações que tem a ver com o facto de milhões de pessoas atingirem a idade adulta sem as aptidões mais básicas para o exercício de um ofício.

Recorde-se que a fatia do Orçamento Geral de Estado (OGE) alocada a educação na ordem dos 32,9 mil milhões de kwanzas (5,4 por cento do total do OGE 2018), tem sido considerado irrisório por parte dos responsáveis do sector, para a concretização das acções destinadas à melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Os sindicatos avançam a necessidade de a fatia ser aumentada em 20 por cento como recomenda a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).